Wednesday, January 10, 2007

AS TARTARUGAS TAMBÉM VOAM OU COMO O TÍTULO DE UM FILME TE PODE FAZER REVIRAR OS OLHINHOS E AFINAL ELE SER ATÉ BEM BOM.

“Quero dedicar este filme a todas as crianças inocentes do mundo - as vítimas da política de ditadores e fascistas.” Bahman Ghobadi, realizador.


Dito a propósito do filme "As Tartarugas também voam" de Bahman Ghobadi.

Primeiro: quem é este MC Bufunfa Bahman Ghobadi?
Tendo iniciado a sua carreira como Assistente de Realização de Abbas Kiarostami, Bahman Ghobadi adquiriu com este muitos conhecimentos, sem por isso vir a adoptar um estilo muito semelhante ao do seu mestre. Depois de um grande êxito com "Um Tempo para Cavalos Bêbedos" (2000), sobretudo nos Festivais Internacionais e junto da crítica, continuou a afirmar-se como um cineasta seguro no seu segundo filme, "Avazhaye Sarzamine Madariyam", que não veio a Portugal.


Que puta de filme é este com um título tão alucinado?
"As Tartarugas também Voam" centra-se na dureza da situação no Médio Oriente, nomeadamente na zona Norte do Iraque - a região curda - que já antes da invasão americana vivia em extrema pobreza. Entre os refugiados de que seguimos os passos encontra-se gente que sofre das mais graves limitações, incluindo uma menor que já foi vítima de violação.As imagens chegam ao ecrã muitas vezes suportadas por grande beleza estética, o que contrasta com a catástrofe humanitária que nos é narrada. O realizador sublinha assim as potencialidades da vida e a forma como os humanos a destruem sem dó nem piedade. Bom "contador de histórias" Ghobadi, com uma direcção muito segura e bem absorvida pelos seus destinatários, tira o melhor partido de actores não profissionais, sobretudo as crianças que são realmente habitantes do campo de refugiados."Um filme muito interessante, que nos mostra como é possível uma boa co-produção entre o Irão e o Iraque, países sempre em conflito mas capazes de um acto cultural em comum."

Este último parágrafo fui furtá-lo indecentemente ao seguinte link: http://www.cinedoc.pt/FichaFilme.aspx?ID_Filme=785288

Apenas porque o tempo urge e escasseia pilhei os senhores do CINEDOC(sítio que aconselho vivamente) e apenas porque o que eu quero mesmo dizer é a seguinte bordoada: vejam o filme e entendam, finalmente, para além dos gases de Bush e das patacoadas patrocinadas pela corja que o (des)aconselha, o que significa o conflito no Médio Oriente. Vivamos e entendamos um pouco, ainda que no ecrã, esse lugar tão longínquo e as vidas(?) de quem percebe que que estar vivo é o contrário de estar morto, mas que entende mais ainda que estar vivo é, muitas vezes, o mesmo que estar morto.

Como não poderia deixar de acontecer, o filme de que vos escrevo está disponível em várias salas do país, nomeadamente o cinema Nimas Sala 1 com sessões às 14h30, 17h, 19h30, bem como no cinema Nimas Sala 1 com sessões às 14h30, 17h, 19h3022h e ainda, e por último, no cinema Nimas Sala 1 com sessões às 14h30, 17h, 19h30Tel. 213574362. Acho que aquele do museu protagonizado pelo Ben "Carinha de Rabinho" Stiller está tão somente em 858.954 salas deste interessado e interessante Portugal. Fdx, mas o Benfica ganhou no Dubai, o que nos interessam os Curdos, o quinteressa é o Puarto ser campeoun! "Sic transit gloria mundi".Respect!

1 comment:

Morena said...

Olá!!!
Adorei seu blog, filmes muito bons!!!
Eu tbm to concorrendo ao selo Dourado!
Boa sorte!
Bjos